Lab – Inkscape: Desenhando Ativos Do Jogo Corrida De Coelhos

Vamos desenhar os recursos gráficos para um jogo simples, titulado corrida de coelhos. Ideal para criar jogos simples a até mesmo, pode ser usado em projetos didáticos nos cursos básicos de programação de jogos 2D.

Neste lab, será usado o programa Inkscape, um ótimo programa para criar artes vetoriais. Vamos usar formas básicas como: Retângulos, Círculos etc.. 

O que vamos desenhar? 

  • Vamos desenhar três coelhos nas cores: preto, marrom e cinza 
  • Uma faixa tipo tabuleiro de xadrez para representar a linha de chegada, na cor preto e branco 
  • Um plano de fundo na cor verde azulado 

 Arte final





Preview corrida de coelho







Começando

Antes de tudo e necessário que você tenha o Inkscape instalado em seu computador. É só fazer download no site oficial do Inkscape, o mesmo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais: Windows, Linux e Mac..Uma vez instalado, vamos começar criar nosso game assets!

Ferramentas do Inkscape

Neste lab, não será apresentado todos os recursos do programa, o objetivo não é esse, mas apenas as ferramentas necessárias para criar a arte proposta. Veja abaixo algumas ferramentas bastante utilizadas


Ferramenta de Selecionar – Selecionar e transformar objetos [F1]Ferramenta de Selecionar – Selecionar e transformar objetos [F1]
Ferramenta Circulo – Criar circulo, elipses e arcos [F5]
Ferramenta Círculo – Criar círculo, elipses e arcos [F5]

Ferramenta Nó – Editar caminhos pelos nós [F2]
Ferramenta Nó – Editar caminhos pelos nós [F2]

Ferramenta Retângulo – Criar retângulos e quadros [F4]
Ferramenta Retângulo – Criar retângulos e quadros [F4]

Ferramenta Polígono – Criar polígonos e estrelas [*]
Ferramenta Polígono – Criar polígonos e estrelas [*]
Ferramenta Caneta – Desenhar curvas Bézier e linhas retas [SHIFT + F6]

Ferramenta Caneta – Desenhar curvas Bézier e linhas retas [SHIFT + F6]


Desenhando Coelho

Uma vez que o programa está em execução, como aparece na imagem abaixo.

Vamos iniciar a criação da nossa arte vetorial.



Interface do programa Inkscape, Um software para criar artes vetoriais



A primeira ferramenta que vamos usar e a ferramenta círculo. Para selecionar essa ferramenta, basta apontar com ponteiro do mouse encima do ícone círculo e dá um clique com botão esquerdo do mouse, ou apertar tecla (F5) no teclado. Caso esteja usando um notebook, você deve manter pressionada a tecla fn (fn + F5). Uma vez selecionada a ferramenta círculo, agora é só clicar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse e arrastar ate obter a forma desejada.

Desenhando corpo do coelho com a ferramenta círculo


Com o objeto selecionado pressione as teclas (CTRL+ D) para duplicá-lo. Uma vez duplicado, use a ferramenta de selecionar.

Usando a ferramenta de seleção, para selecionar o objeto

Agora com ponteiro do mouse, coloque ele encima da seta inferior direita e redimensione o objeto duplicado pressionando a tecla (CTRL + botão esquerdo do mouse) arraste para cima.

Redimensionar o objeto duplicado


Redimensione o objeto que será a cabeça do coelho.

Redimensionando o objeto para desenhar a cabeça do coelho

Coloque o ponteiro do mouse no centro do objeto selecionado, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste para cima ate que fique parecido com o da imagem abaixo.

Posicionando a cabeça do coelho


Use o atalho (CTRL+ D) para duplicar o objeto selecionado, mude a cor do objeto duplicado para uma cor 30% cinza na paleta de cores.

Desenhando colarinho do coelho


Com o objeto ainda selecionado, pressione a tecla do teclado seta para baixo e depois pressione a tecla (page down ou [pg dn]). Para baixar o objeto um passo, para que fique parecido com a imagem abaixo.

Baixando o objeto para baixo


Ainda usando a ferramenta circulo, vamos desenhar as orelhas do nosso coelho! Redimensione o objeto para que fique igual à da imagem abaixo. Note que o objeto selecionado tem a cor de preenchimento 30% cinza, igual à do colarinho.


Com objeto selecionado mude a cor para 50% cinza na paleta de cores.



Agora vamos mover o objeto selecionado para cima da cabeça do coelho, para depois duplicá-lo.



Antes de duplicarmos a orelha do coelho, vamos rotacionar o objeto selecionado. Para rotacionar, basta dar mais um clique no objeto selecionado. Veja como ficara o objeto selecionado com uma cruz no centro do objeto, as setas de controle ficara diferente de quando selecionarmos uma única vez.


O objeto será levemente rotacionado, para que a orelha não fique muito reta! Clique com botão esquerdo do mouse mantenha pressionado e mova para baixo, ate ficar parecido como na imagem abaixo.


Ate aqui esta ótimo! Agora vamos duplicar o objeto selecionado, afinal! Normalmente os coelhos têm duas orelhas, não é mesmo? Nessa altura do campeonato, sabemos como duplicar um objeto, não é? Depois de duplicar, mova-o para o outro lado da cabeça do coelho.


Ficou um pouco estranho, não foi? Para melhorar ainda mais o posicionamento da orelha, podemos fazer a mesma coisa que fizemos com a primeira. Ou pressionar a tecla (H) para espelhar na horizontal o objeto selecionado.


Aproveitando o objeto selecionado, duplicamos ele para desenhar a calda do coelho. Uma vez duplicado! Podemos movê-lo para baixo. Aplique a cor 30% cinza, e pressione a tecla (H).


Ou rotacione o objeto para que fique como na imagem abaixo.



Pressione a tecla (Page Down [pg dn]) para baixar o objeto um passo. Depois de todo esse processo, o desenho do coelho deve ficar parecido com o da imagem abaixo.


Desenho base do coelho finalizado! Muito simplista, mas atende para o que foi proposto. 

Podemos agrupar alguns objetos, como as orelhas e a cabeça por enquanto! Primeiro selecionamos a cabeça, mantenha a tecla (SHIFT) pressionada e clique nas orelhas. Uma vez selecionadas, pressione as teclas (CTRL + G) para agrupar os objetos selecionados.

Agrupar os objetos que são representado como orelhas e cabeça do coelho para facilitar a pintura

Agora selecionamos todos os objetos que compõem o coelho. Para faze isso, clique com botão esquerdo do mouse mantenha pressionado e arraste ate que o uma borda preta fique envolta do coelho.

Selecionar todos os objetos para agrupar


Dessa maneira podemos seleciona todos os objetos que faz parte do desenho.


Agrupar todos os objetos para duplicar o coelho


Quando tudo estiver selecionado, podemos duplicar o mesmo. Afinal! Precisamos de mais 2 participantes para acorrida de coelhos. Nesse texto já mencionei como duplicar objetos. Então mão na massa!


Agora vamos mudar a cor de dois coelhos! Um terá a cor 80% cinza e o segundo terá cor marrom.





Desenhando a linha de chegada


Para desenhar a linha de chegada, vamos usar a ferramenta retângulo. É muito simples! Desenhe um retângulo e em seguida duplicamos o mesmo.


Depois de duplicá-lo, mudamos a cor para 5% cinza e logo em seguida, movemos o objeto selecionado para direita pressionando (CTRL) para que objeto selecionado não fique desalinhado com objeto anterior.


Depois de ajustarmos os objetos conforme o exemplo acima! Selecionamos os dois objetos, podemos agrupar.


Uma vez agrupados, duplicamos o mesmo.



Depois disso, vamos selecionar todos os objetos, duplicá-lo, mover para baixo para que fique semelhante ao da imagem abaixo.


Mas espera! Para que uma faixa fique parecido com tabuleiro de xadrez, ainda com objeto selecionado pressione a tecla (H) para espelhar na horizontal.


Ok! O resultado final ficou interessante para o que foi proposto. Ta ótimo!




Desenhando Plano de Fundo


O plano de fundo é o mais simples de todos, é apenas um retângulo na cor verde.





Montando o preview do jogo

Para montar nosso preview do jogo, não tem segredo, é só organizar os desenhos criados anteriormente conforme na imagem abaixo.




Preparando as artes para exportação


É necessário definir o tamanho das artes do jogo. Por exemplo, terá a unidade de medidas em pixeis.



  • Plano de fundo: 390x583
  • Linha de chegada: 390x65
  • Coelho: 34x100
  • Ladrilho: 33x33


Criando estrutura de diretórios 

Antes de começar a exportar as artes do jogo, primeira coisa a fazer é criar uma estrutura de diretórios. Para melhor organizar nossas artes.



Escolhi nomear as pastas em inglês mas fica ao gosto de cada um. Com a estrutura de diretórios criada, vamos exportar as artes cada qual nas suas respectivas pastas.


Exportando plano de fundo 

Para exportar o plano de fundo, selecionamos e depois pressionamos as teclas (SHIFT+CTRL+E). Para abrir a janela de exportação, defina a área a exportar, escolha Seleção, ou seja, nessa opção será exportado apenas o que está selecionado, defina a unidade de medida para pixel px. Escolha o local e o nome do aquivo para exportar no campo abaixo de Nome do ficheiro, e depois clique no último botão Exportar. A mesma abordagem será usada para as demais artes, exporte-as para suas respectivas pastas.



Resultado Final

Todo o trabalho feito acima resultou nisso! Para o que foi proposto, foi ate melhor do que esperado.






Faça o download do Game Assets - Corrida de Coelhos




Comentários

  1. Simples, mas gostei! O resultado final ficou legal! Vou baixar os assets e tentar fazer esse jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade para fazer o download é gratuito.

      Excluir
  2. Joelson Miranda03 agosto, 2023

    Parabéns! Ótimo post! Eu também uso o Inkscape eu não troco ele por um concorrente pago!

    ResponderExcluir
  3. Rafael Santos09 outubro, 2023

    Sensacional! Maravilhoso, simples e direto! 👍👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplo de formulário em HTML

JavaScript o Básico